Sêneca forjou nestas cartas sua obra-prima, o seu testamento vital, no qual inumeráveis preocupações e experiências são abordadas. As cartas constituem uma pedagogia em ação, nas quais o mestre se dedica ao progresso do discípulo, Lucílio. Nelas Sêneca apresenta uma síntese dos seus princípios de sabedoria, virtude e liberdade. Sêneca aborda a busca da felicidade, o medo da morte, a desilusão, a amizade, a velhice e a equanimidade perante as vicissitudes, além de levantar uma das principais questões dos nossos dias: como conjugar qualidade de vida e tempo escasso. Os conselhos do filósofo podem nos ajudar, assim, a desenvolver a coragem necessária para encarar a realidade e para lidar com ela da melhor maneira possível.
Sua principal filosofia, o estoicismo, pode ser encarada como um sistema para prosperar em ambientes de alto estresse. Em seu núcleo, ensina como separar o que você pode controlar do que não pode e nos treina para nos concentrarmos exclusivamente no primeiro. O estoicismo foi projetado para os realizadores. Sêneca pode ser encarado como um guia prático para contentar-se com o suficiente. A prática do estoicismo torna você menos emocionalmente reativo, mais consciente do presente e mais resiliente. À medida que você navega na vida, esse tipo de treinamento de força mental também facilita as decisões difíceis, seja desistir de um emprego, fundar uma empresa, convidar alguém para sair, terminar um relacionamento ou qualquer outra coisa.
Leitores do século XXI serão surpreendidos por lições como: “A duração de minha vida não depende de mim. O que depende é que não percorra de forma pouco nobre as fases dessa vida”; “Pobre não é o homem que tem pouco, mas o homem que anseia por mais”. “Qual é o limite adequado para a riqueza? É, primeiro, ter o que é necessário e, segundo, ter o que é suficiente”.
Obra completa com as 124 cartas dividida em 3 volumes:
Volume I: Cartas 1 a 65
Volume II: Cartas 66 a 92
Volume III: Cartas 93 a 124
---