Peixe-elétrico #02 - Bruno Rodrigues, Carlos Guilherme Mota, David Oubiña, Elias Thomé Saliba, Fredric Jameson, Inés Azar, Lina Meruane, Leyla Perrone-Moisés, Maria Elisa Cevasco, Rafael Guendelman & Ricardo Barberena

Peixe-elétrico #02

von Bruno Rodrigues, Carlos Guilherme Mota, David Oubiña, Elias Thomé Saliba, Fredric Jameson, Inés Azar, Lina Meruane, Leyla Perrone-Moisés, Maria Elisa Cevasco, Rafael Guendelman & Ricardo Barberena

  • Veröffentlichungsdatum: 2015-09-01
  • Genre: Sozialwissenschaft

Beschreibung

Nesta edição de Peixe-elétrico:

A estética da singularidade – FREDRIC JAMESON
Fredric Jameson volta a pensar a arte contemporânea em texto publicado originalmente na revista New Left Review. Autor de um estudo que influenciou gerações posteriores – Pós-modernismo, ou a lógica cultural do capitalismo tardio –, o grande intelectual norte-americano analisa algumas manifestações culturais para notar o caráter de singularidade que a arte pode estar tomando. Como sempre, Jameson utiliza em sua análise um arco bastante amplo de exemplos: da culinária à economia, passando pelo cinema e pela literatura.

Introdução ao pensamento de Fredric Jameson – MARIA ELISA CEVASCO
Principal especialista brasileira na obra de Fredric Jameson, Maria Elisa Cevasco apresenta o ensaio "A estética da singularidade" e publica uma longa entrevista com o autor. Tradutora de Jameson para o português, Cevasco esclarece os principais pontos de sua obra e aponta alguns caminhos de interpretação.

Uma verdade revolucionária – LINA MERUANE
Autora do romance Sangue no olho, a escritora chilena, descendente de palestinos, Lina Meruane publica um conjunto de crônicas descrevendo sua visita à Palestina em busca de suas raízes familiares. Com o mesmo estilo tenso de seus textos de ficção, as crônicas traduzem bem a situação palestina, o clima de opressão e preconceito que cerca um dos povos mais marginalizados do mundo contemporâneo.

Fotos da Cisjordânia – RAFAEL GUENDELMAN
As fotos de Rafael Guendelman ilustram não apenas o conjunto de crônicas de Lina Meruane como toda esta edição da Peixe-elétrico: eloquentes e ao mesmo tempo profundas, mostram a cor e o rosto da Palestina.

Knausgård e a arte da autoficção – LEYLA PERRONE-MOISÉS
Sempre atenta à literatura contemporânea, Leyla Perrone-Moisés analisa a obra do escritor norueguês Karl Ove Knausgard, decifrando os mecanismos de composição da série Minha luta, apresentando inclusive as possíveis razões do sucesso de público dos livros.